sexta-feira, 10 de maio de 2013

Google Now: o assistente mais enxerido que existe!

Quem tem um Android com uma das versões Jelly Bean (4.1 ou 4.2) já tem o Google Now instalado por padrão. Para quem não sabe, ele é um assistente pessoal com muitas funções em diversas categorias mas, infelizmente, a maioria delas ainda não funciona no Brasil.

Ainda assim, ele pode ser bastante útil e até mesmo intrusivo em seus alertas e sugestões. Vamos ver algumas de suas principais funções.


Pesquisa

A primeira coisa que o Google Now faz é substituir a caixa de pesquisa do Android. Nos países em que a função completa está disponível, basta tocar no ícone do microfone e perguntar qualquer coisa (bem ao estilo Siri, do iOS). Ele vai se esforçar para entender o que você perguntou e dar a melhor resposta possível, utilizando como base toda a sua vida pregressa de usuário do Google. Assim, para tentar descobrir qual é a resposta mais relevante, ele vai consultar suas últimas pesquisas no site de buscas, os sites que você tem visitado ultimamente, com quem você tem trocado e-mails, o que compartilhou no Google+ e qualquer outra coisa que você tenha feito enquanto estava logado em sua conta do Google.

No Brasil, geralmente o resultado se limita a uma pesquisa na busca do Google, eventualmente com um resultado mais relevante em destaque. Mas não deixa de ser prático.

Previsão do Tempo

Sabe aquele widget que você deixa na homescreen mostrando a previsão do tempo automaticamente? Pode remover. O Google Now (que também tem seu próprio widget) pode dar a previsão atualizada do tempo na sua casa, no seu trabalho, no local do seu próximo compromisso (sim, ele consulta sua agenda) ou de quaisquer outras localidades que você peça a ele, de uma forma muito elegante.

Compromissos

Como ele consulta sua agenda, também exibe um alerta do seu próximo compromisso automaticamente (mas isso a agenda já fazia...).

Trânsito

Mas, ainda falando em compromissos, uma desejada inovação surge quando você começa a incluir os endereços na agenda: ele diz quanto tempo você vai demorar para ir, de carro, até o local do encontro. E mais: dá um alerta alguns minutos antes do momento em que você tem que sair de onde está para não chegar atrasado. Não é o máximo?

Além disso, sempre que você se afastar da sua casa (que ele pode descobrir sozinho onde fica, em alguns casos), ele te diz quanto tempo leva para você voltar para ela. E, de forma semelhante, sempre que você estiver em casa ele diz quanto tempo você demora para chegar ao trabalho.

E ainda mais: sempre que você pesquisar uma localidade em qualquer um dos aplicativos do Google, ele vai mostrar por algum tempo quanto tempo você demoraria para chegar lá. Aí é que ele começa a ser enxerido...

Em qualquer um dos casos, um toque num ícone já abre o navegador para que você saiba, curva a curva, como chegar.

Transporte Público

E não é só quem anda de carro que ele ajuda. Sempre que você estiver perto de um terminal de transporte público, terá um cartão com as linhas que o acessam, com destinos e horários de saída.

Outras funções

Mexendo um pouco mais no Google Now descobrimos mais uma série de funções, mas que ainda não consegui testar. Talvez algumas não funcionem por aqui. Por exemplo:

  • Resultados esportivos (não funciona no Brasil);
  • Horários de vôos (baseados nas suas pesquisas recentes);
  • Hora em casa, taxa de câmbio e tradutor (quando você está em outro país).
E a lista vai longe.

Particularmente, eu gostei do que vi até agora no Google Now. E espero que mais e mais funções surjam para nos ajudar em nossas tarefas do dia-a-dia ou nas horas de lazer. Deixe nos comentários suas impressões sobre ele e o que você gostaria que ele fizesse. Afinal, nossa vida já pertence ao Google, mesmo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário