sexta-feira, 24 de maio de 2013

Organizando sua vida com o Android - Parte 1 - Contatos

Não são todas as pessoas que têm consciência do poder de processamento que um smartphone Android  possui. Até os mais simples conseguem armazenar e digerir muito mais informação do que os primeiros PCs, que ocupavam metade da nossa mesa de trabalho. Carregar no bolso uma maquineta com todo esse poder somente para telefonar, enviar mensagens e rodar uns joguinhos acaba sendo um grande desperdício, e é exatamente isso o que a maioria dos usuários faz.

Vamos iniciar uma série de artigos que pretende ajudá-lo a extrair mais e mais do seu Android com o objetivo de tornar a via mais prática, utilizando da melhor maneira os recursos presentes no aparelho, como contatos, agenda, tarefas e outros apps, aliados à conexão constante com a internet e serviços gratuitos espalhados pela web.

A primeira coisa a fazer quando adquirimos um Android é conectá-lo à nossa conta do Google. Tem gente que não quer misturar as coisas, mas acredite: os serviços do Google tornam-se um excelente aliado quando vamos usar nosso smartphone. Então vamos abusar dessas conexões.

Sincronizando com Gmail

Assim que fizer login no Android utilizando sua conta do Gmail, o smartphone passa a ser uma extensão dos serviços do site (e vice-versa). Dessa forma, organizar seus contatos no browser (Google Chrome, é claro...) vai trazer vários benefícios para você.

Nos contatos do Gmail é possível criar grupos e depois escolher quais desses grupos serão sincronizados (e exibidos) no Android. E, quanto mais informação, melhor: preencha os endereços dos seus contatos e, no celular, segure sobre um endereço e vá diretamente para o Navegador, com a rota já calculada; personalize os tipos de telefones (Celular, Casa, Trabalho, etc...) e terá todos os números dos seus contatos quando precisar; coloque os endereços de e-mail (afinal, este é o Gmail!) e compartilhe arquivos e informações com seus contatos diretamente; preencha datas de aniversário e seja avisado delas automaticamente; e por aí vai...

Uma grande vantagem dessa integração é que, quando você trocar de aparelho, somente vai precisar fazer login novamente em sua conta e tudo estará lá, do jeitinho que você deixou.

E, por falar em Gmail, esqueça o aplicativo de e-mails do Android. Use o app do Gmail diretamente e tenha avisos de novas mensagens imediatamente. E, dependendo de sua versão do Android, algumas ações como arquivar ou excluir podem ser tomadas na própria área de notificações, sem abrir o app.

Usando Contacts+

Agora, se você quiser mesmo aprimorar sua experiência com contatos, instale o Contacts+. Este aplicativo pode substituir o app nativo para lista telefônica, mensagens SMS e MMS e o discador do Android, com vantagens.

Em primeiro lugar, ele mostra muito mais contatos na tela ao mesmo tempo, sendo possível organizá-los por ordem alfabética ou frequência de contato e ainda deixar os favoritos no topo da lista. Também vem com uma widget (que poderia ser melhorada, na minha opinião) para que alguns de seus contatos fiquem bem à mão. Mas a mágica começa a seguir.

Você pode sincronizar automaticamente seus contatos do Gmail com os do Facebook e do Google+, criando uma entrada única na lista para eles. Além disso, ele se conecta ao Twitter, Linkedin, Foursquare e Whatsapp (se estiverem instalados no seu celular) para que você entre em contato com quem estiver nessas redes sem precisar sair do Contacts+.

Quer mais? Faça pesquisas no Google ou no Maps com os dados do seu contato ou até mesmo envie SMS, MMS ou ligue para ele de dentro do app!  ;)

E, além de tudo isso, ele pode unir entradas duplicadas automaticamente para você. Escolha a opção no menu de configurações e ele irá varrer seus contatos em busca de nomes, telefones ou endereços repetidos, unindo todos os cadastros em um só (somente dentro do app). Isso, sim, é mágica!

E você? Que app usa para organizar melhor seus contatos no Android? Em breve teremos outros artigos falando sobre como o smartphone pode ajudá-lo a organizar sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário